sábado, 21 de novembro de 2009


A minha mamã já começou as limpezas de Natal!

Adoro quando ela começa a limpar a casa, epecialmente para esta época. É tão especial porque sempre muda para as cortinas de natal, limpa os lustros das salas de jantar e estar, passa óleo de cedro em todos os movéis. Depois de estar tudo pronto, entro em casa e tenho sempre os mesmos sentimentos, o cheiro caracteristico do óleo só pertence ao natal, á minha frente só consigo ver flashs de pequenas memórias da minha infancia, as tradições da familia, as comidas, o dia de apanhar as verduras, apanhar as pedras
para por no balde da árvore, apanhar e decorar a arvore, o meu pai a ir buscar a caixa com os bonecos do presepio, e eu mais o meu irmao sentados numa manta no chao a tirar os bonecos embrulhados no jornal e montar o presepio, mais tarde com a casa toda decorada por as musicas de natal e fazer as fotos e videos de praxe! O meu Natal sempre foi especial e agora ainda mais emocionante, porque chego a casa e estão todos anciosos, por ver a sobrinha, neta, prima, filha, irmã e namorada. O Almoço de familia é um dia fantastico, a familia toda a mesa e o meu tio Chico sempre com o seu bom humor! No fim do Natal propriamente dito, é a vez da passagem de ano, ainda mais especial para nós, o meu pai faz sempre o balanço do ano que passou pede a Deus que continuemos todos vivos e sempre unidos, brindamos todos com champanhe e acompanhamos com o belo camarão também de praxe, no fim lançamos o fogo de arficio, comemos as passas com champanhe e pedimos os nossos desejos!

É a altura do ano á qual me sinto mesmo bem, todas as memorias, as pessoas, os sorrisos e brincadeiras, os presentes e a união. Tudo isto faz parte de mim mesmo antes de já ter nascido e assim será por muitas mais gerações!

Sem comentários: